Grupos de fiscalização atuam no município fiscalizando o cumprimento das medidas de prevenção ao Coronavírus

Visando fiscalizar o cumprimento das medidas impostas para combater o avanço da pandemia da COVID-19, o Comitê de Monitoramento e Gerenciamento de Crise criou grupos de fiscalização para atuar no município.

Estes grupos realizam patrulhas durante o dia e também no período noturno, tanto na cidade quanto no interior.  Os grupos são um reforço no plano de atuação para as ações fiscalizatórias do município, em especial as medidas de Combate e Prevenção a Covid-19.  

As equipes fiscalizam o cumprimento das leis, decretos, normas e quaisquer atos emanados que estejam em vigor como por exemplo a utilização obrigatória de máscaras nas vias públicas e atividade comercial; inibir a aglomeração de pessoas; fiscalizar as atividades comerciais irregulares que estejam em desacordo com normas sanitárias e administrativas vigentes; fiscalizar se há venda ou consumo de bebida alcoólica já que este ato está proibido no momento.

Os grupos também atendem denúncias que podem ser feitas através do telefone/WhatsApp (49) 99833 9891. São utilizados veículos dos setores envolvidos para o desenvolvimento das atividades e os agentes de fiscalização estão identificados com coletes. Além disso, é importante destacar que tanto a vigilância sanitária quanto os grupos de fiscalização tem poder de polícia administrativa, podendo aplicar multa para quem descumprir as medidas. 

Todas estas ações foram pensadas para conter o avanço da pandemia que já fez tantas vítimas na região e no mundo todo. Porém, é necessário que cada munícipe faça sua parte cumprindo as normas e mantendo todos os cuidados básicos de prevenção ao contágio.