Ação conjunta: Mutirão de castração é realizado na Terra Indígena Xapecó

A Administração Municipal de Ipuaçu em parceria com o Projeto Castração- Unidade Móvel, realizou na segunda-feira (21), um mutirão de castração na Aldeia Sede- Terra Indígena Xapecó onde foram castrados 113 animais.

O CastraMóvel é uma carreta de 15 metros de comprimento que conta com tudo o que há de mais moderno em tecnologia para esterilização. Equipada conforme exigências da Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Medicina Veterinária, ela possui aproximadamente, 40 m² de área útil e nove ambientes climatizados, entre eles, um centro cirúrgico; uma sala de paramentação cirúrgica e esterilização com mini UTI; e uma sala de pós-cirúrgico, além de cozinha e sanitário.

O projeto teve início ainda no ano passado, quando foi realizado em parceria com a instituição de ensino Unoesc, através do curso de Medicina Veterinária, um levantamento das parasitoses e potencial zoonótico dessas doenças. O objetivo foi também levar informação, conhecimento e serviço de diagnóstico veterinário à comunidade. Além de servidores municipais, voluntários de alguns municípios da região e acadêmicos, ajudaram no dia da ação

A Administração Municipal mobilizou funcionários e agentes de saúde para acompanhar os trabalhos e também forneceu toda a medicação antiparasitária utilizada. As ações foram concentradas na T.I. Xapecó onde há uma grande quantidade de animais, caninos e felinos, em situação vulnerável ou de abandono, o que constitui um sério problema de saúde pública.

O trabalho conjunto entre a instituição de ensino, o Projeto de Castração e o poder público objetiva, ainda, melhorar a condição de vida desses animais e, consequentemente, da população indígena.