Governo Municipal de Ipuaçu incentiva a agroindústria familiar no município

Na quinta-feira (05), o Governo Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Epagri realizou uma reunião com agricultores do município e o Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente – CIDEMA, para tratar de assuntos referentes à regularização e fomento das agroindústrias familiares.

O município está dando o incentivo e o suporte para que estes agricultores possam investir no setor agroindustrial com a produção de carnes , queijos, mel, ovos de codorna e de galinha, por exemplo.

Foi contratado recentemente uma equipe técnica para compor a Secretaria de Agricultura os quais vão desenvolver um importante trabalho no município com regulação e orientação a estes produtores, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar e a permanência no campo, resultando ainda no retorno econômico para o município.

O município possui o SIM- Serviço de Inspeção Municipal, o qual realiza fiscalização e inspeção dos estabelecimentos que realizam apenas o comércio dentro do Município. Já existe uma família que faz a comercialização de ovos e possui o selo do SIM Municipal. O objetivo é incluir mais agricultores para que possam comercializar regularmente seus produtos. Ainda, objetiva-se também através do trabalho técnico e fomento do município, estruturar estas agroindústrias para que possam aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que possibilita uma maior expansão na comercialização de produtos incluindo outros municípios do estado os quais são consorciados ao CIDEMA.

Além dos agricultores, participaram da reunião a prefeita municipal Clori Peroza, representantes da Epagri, equipe técnica da Secretaria de Agricultura e o Médico Veterinário Alan Dinis Michels, representando o CIDEMA.