Mais de 300 mulheres participam de evento da campanha Outubro Rosa

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, a Prefeitura de Ipuaçu através da Secretaria de Saúde realizou no último sábado (15), um grande evento com a participação de mais de 300 mulheres.

O evento iniciou com o pronunciamento de autoridades municipais, seguido por palestra com o Dr. Cássio Cruz, médico ginecologista que atende também na Unidade de Saúde de Ipuaçu. Cássio trouxe informações sobre o câncer, destacou a importância da prevenção e tirou dúvidas das participantes.

Após a palestra, a assistente social Nelicima Fátima Novello, deu um depoimento emocionante sobre seu enfrentamento ao câncer de colo de útero. Nelicima também falou da importância de se prevenir e não deixar de fazer o tratamento caso a mulher seja acometida pela doença.

Durante o evento as mulheres receberam lanches e participaram também de um divertido bingo com vários prêmios. Foi uma tarde animada com o objetivo principal de compartilhar informações e conscientização sobre o controle do câncer de mama, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

Durante o mês de outubro as ações da saúde são intensificadas devido a campanha, porém, o ano todo a secretaria atende as mulheres com a coleta de exame Papanicolau conhecido com exame preventivo e na solicitação de exames de mamografias. A Unidade de Saúde dispõe também de médico ginecologista atendendo uma vez por semana.

Vale destacar que as mulheres que realizarem o exame preventivo ou apresentarem comprovação que tenham realizado neste ano, receberam um brinde que será entregue na Unidade de Saúde do centro.