Tratamento precoce tem aumentado o número de pacientes recuperados da Covid-19 em Ipuaçu

Recentemente uma Equipe de Respostas Rápidas iniciou uma grande quantidade de testes na Reserva Indígena Xapecó, onde concentra-se o maior número de pacientes confirmados e vínculos epidemiológicos do novo Coronavírus. Essa testagem em massa resultou em um aumento significativo no número de casos positivos da doença. Até a quarta-feira (22) o município registrou 386 casos confirmados. Deste número 298 pacientes estão recuperados mantendo até o momento 85 casos ainda ativos.

Como mostram os números, apesar de aumentarem os resultados positivos, os pacientes recuperados também estão aumentando gradativamente. Além disso, dos casos ativos até o momento apenas um paciente necessitou de internação. Isso graças a todo esforço realizado pela equipe de saúde do município diante do combate ao vírus. 

Uma equipe específica preparada para o enfrentamento da doença atua na Unidade de Saúde do centro e também na Aldeia Sede. Em uma ala exclusiva, médico e enfermeira fazem a triagem e atendimento dos pacientes com sintomas. Assim que diagnosticado os sintomas, o médico já inicia o tratamento com medicamentos específicos para cada paciente, já que o organismo reage diferente em cada pessoa. A maioria dos medicamentos receitados é encontrado na farmácia da Unidade, que conta com um amplo estoque e variedade de medicação.

O início precoce do tratamento faz com que o paciente logo se recupere dos sintomas ou mesmo se for caso positivo da doença. Esse diferencial no atendimento imediato, faz com que os casos recuperados aumente a cada dia e evita a necessidade de internação hospitalar por possíveis complicações. 

Além do atendimento na Unidade, os pacientes continuam sendo monitorados com visitas domiciliar ou atendimento por contato telefônico. Vale ressaltar que apesar de toda eficiência diante do enfrentamento da pandemia no município, ainda são muitas as dúvidas e incertezas diante deste novo vírus, portanto todos os cuidados e medidas devem ser levadas a sério. Como todos já sabem, o uso da máscara, a higienização das mãos e o isolamento social é indispensável neste momento. 

A Secretaria de Saúde está a disposição da população atendendo de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h durante a semana. No sábado e domingo também há atendimento, mas exclusivo para o Coronavírus. O horário é das 9h às 15h. Ao sentir qualquer sintoma do vírus, deve-se procurar a sala de atendimento em anexo a Unidade de Saúde para o diagnóstico médico e possível tratamento.