Ação conjunta: controle epidemiológico de parasitoses e zoonoses em animais é realizada nas comunidades indígenas de Ipuaçu

A Administração Municipal de Ipuaçu em parceria com a instituição de ensino UNOESC – Xanxerê, está desenvolvendo uma importante ação na Terra Indígena Xapecó com o projeto de levantamento e controle epidemiológico de parasitoses e zoonoses em animais de companhia, idealizado pela professora do curso de Medicina Veterinária, Thaiza Savaris.

O projeto tem o intuito de realizar um levantamento das parasitoses e potencial zoonótico dessas doenças, pois muitas doenças parasitárias são transmitidas dos animais aos humanos. Associado ao projeto de pesquisa, ainda existe o projeto de extensão do Laboratório de Patologia Veterinária – LAPAV/UNOESC, que visa levar informação, conhecimento e serviço de diagnóstico veterinário à comunidade, além de integrar os alunos aos problemas sociais existentes no local.

A idealização do projeto partiu da necessidade de levar informação e cuidados da população indígena em relação aos seus animais, devido às condições em que vivem e circulam. A ação concentra-se na T.I. Xapecó onde há grande concentração de animais, caninos e felinos, em situação vulnerável ou de abandono, o que constitui um sério problema de saúde pública.

O trabalho conjunto entre a instituição de ensino e o poder público objetiva, ainda, melhorar a condição de vida desses animais e, consequentemente, da população indígena.

Para intensificar as ações, a Administração Municipal mobilizou funcionários e agentes de saúde para acompanhar os trabalhos e também forneceu toda a medicação antiparasitária que está sendo utilizada. As equipes estão visitando casa por casa, conversando com as famílias, coletando material para a pesquisa, e, na sequência, são administrados vermífugos e outros medicamentos, quando há necessidade, para toda a população de caninos e felinos.

A primeira etapa do trabalho foi realizada na comunidade Pinhalzinho, onde já foram desverminados 470 animais entre cães e gatos. Além disso, outros tipos de atendimento clínico veterinário foram realizados ao longo do trabalho, conforme se fazia necessário. O objetivo é atender todas as aldeias indígenas.

“Esse trabalho é a realização de um sonho único e genuíno de fazer Medicina Veterinária nos locais mais necessitados. E graças ao apoio da prefeitura de Ipuaçu, este projeto, tão necessário e tão bonito, está se tornando realidade”, destaca a idealizadora do projeto, Thaiza Savaris.