Secretaria de Agricultura: trabalhos intensos para atender a demanda dos produtores rurais do município

Os trabalhos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural foram intensos o ano todo para dar suporte e atender a demanda dos produtores rurais do município.

A secretaria auxilia os agricultores na produção de silagem, serviços de terraplanagem, abertura de estradas, reservatórios de água para irrigação e outros trabalhos porteira adentro. Com auxílio da Epagri, é desenvolvido também um trabalho de limpeza e proteção de fontes de água, o que garante mais qualidade da água e ameniza os efeitos das estiagens. 

As patrulhas agrícolas que incluem serviços com trator, ensiladeira, carreto basculante, grade, roçadeiras entre outros implementos, prestam serviços de conservação do solo, preparo, plantio e colheita nas propriedades, atendendo número expressivo de pequenas e médias propriedades rurais. As associações de agricultores contam com até 5.000 litros de diesel /ano fornecidos pela secretaria através do Governo Municipal.

Além dos trabalhos porteira adentro, a secretaria realiza trabalhos burocráticos como documentação de regularização de imóveis rurais, desenvolvimento e regularização do SIM ( sistema de Inspeção Municipal), o qual possibilita que os agricultores consigam comercializar produtos na Feira Municipal e no comércio em geral. Também a secretaria fez a adesão ao consórcio Cidema e trabalha ainda em parceria com a CIDASC, e desenvolve ações conjuntas com a Defesa Civil municipal. 

Nesta semana a Secretaria de Agricultura recebeu através de convênio com a Secretaria de Agricultura do Estado, um distribuidor de adubo líquido de 4 mil litros, uma plantadeira 4 linhas e uma balança para peso animal. Ainda na última semana, o município lançou licitação para compra de ensiladeiras com pregão presencial realizado na sexta-feira (10). As ensiladeiras serão destinadas para algumas associações e também para o auxílio aos agricultores que não estão inclusos em associações. 

Em breve será lançada nova licitação para aquisição de novos implementos como carretos, distribuidor de adubo sólido, encanteirador, grade e plantadeira para pastagem. 

Neste fim de ano, a equipe da Secretaria de Agricultura entrará em férias coletivas. Uma retroescavadeira estará atendendo serviços de emergência, o auxílio na colheita do milho para silagem continuará normalmente.