Ipuaçu realizou na última semana a 1ª Conferência de Saúde Mental no município

Na última sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a 1º Conferência de Saúde Mental no município de Ipuaçu, tendo como tema central “A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção Psicossocial do SUS”.

A Conferência foi dividida em quatro eixos. Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, Eixo III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, Eixo IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado Psicossocial durante e Pós-Pandemia.

Após a explanação dos temas, os participantes foram divididos em grupos, com o objetivo de elaborar propostas de soluções para questões apresentadas nos eixos, as quais serão encaminhadas para a etapa Macrorregional da Conferência. Ao final, foram eleitos, mediante votação, quatro delegados para representar o município na etapa Macrorregional da Conferência, foram eleitas duas profissionais da saúde, e duas usuárias dos serviços prestados.

A secretária de saúde Raqueli Biasotto comentou sobre a relevância da realização da 1º Conferência colocando em pauta esse tema tão importante e pertinente da Saúde Mental “é necessário que as estratégias de saúde mental sejam debatidas, tanto a nível municipal, quanto estadual e nacional. Precisamos estar atentos às necessidades da população em relação a este tema tão importante. Através do debate e das questões propostas, podemos buscar melhorias nas abordagens utilizadas no manejo dos pacientes de saúde mental e dos serviços por eles utilizados” destacou Raqueli.