Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Durante este mês, a equipe técnica e os monitores do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS estarão visitando as escolas do município para falar com os alunos sobre a importância da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrada nacionalmente no dia 18 de maio, mês também conhecido como Maio Laranja. 

A campanha intitulada “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes” visa o enfrentamento à violência, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes através de ações como a informação, diálogo, palestras e orientação. A abordagem sobre o assunto foi realizada de diferentes formas, de acordo com a faixa etária de cada turma de alunos. A equipe do Conselho Tutelar através do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA e Secretaria de Assistência Social do município também faz parte das ações para que seja trabalhado o tema em todas as escolas do município. 

Além da conscientização sobre o tema, foi reforçada a importância da realização da denúncia, que pode ser feita de forma anônima. Também foram frisados os cuidados que se deve ter em relação ao corpo e as pessoas que estão presentes no cotidiano de cada um, para que assim, seja evitada possíveis situações de risco.

Segundo dados do portal maiolaranja.org.br, todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

É preciso cuidar da infância e juventude tirando esse tema da invisibilidade, informando, sensibilizando, mobilizando, responsabilizando e convocando toda a sociedade a participar da causa, em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, no CRAS, Conselho Tutelar ou até mesmo no Ministério Público.