SCFV desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes em Ipuaçu

O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, desenvolve diversas atividades com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, que envolve crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos em Ipuaçu.

São cerca de 250 alunos, divididos em oito turmas, na Aldeia Sede e na cidade, onde desenvolvem atividades como artesanato, leitura, esporte, lazer e música. Mensalmente os grupos trabalham uma temática específica, neste mês o tema é “prevenção a gravidez na adolescência”.

O SCFV atende também na Aldeia Sede, um grupo de idosas acima de 60 anos. Os encontros são realizados a cada quinze dias.

O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação do técnico de referência, dos educadores/orientadores sociais e dos usuários.

O SCFV possui caráter preventivo, protetivo e proativo frente a situações de vulnerabilidade e riscos sociais e relacionais que possam resultar em rompimento dos vínculos familiares e comunitários.

O objetivo através das atividades é promover ainda a interação e a troca de experiência entre os alunos, valorizando o sentido de vida coletiva, além de desenvolver o sentimento de pertencimento e identidade.