Conheça os Agroglifos de Ipuaçu

Ipuaçu ficou conhecido como capital nacional dos agroglifos. Toda essa história vem desde 2008 quando círculos foram encontrados em plantações de trigo. E daí em diante todo o ano Ipuaçu recebe visitas estranhas.

O município fica há 538 km da capital Florianópolis e já é conhecida como a cidade dos Ets.

 

2008

Foi na pequena comunidade de Toldo Velho que surgiram os primeiros círculos com 19 metros de diâmetro localizados há 25 metros do asfalto no dia 09 de novembro de 2008. Desse dia em diante já se falava que objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam passado pela cidade. Uns moradores comentaram que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar, ao contrario de outros que pensaram ser brincadeira de crianças. Esse fenômeno já transformou o turismo na cidade, pois cerca de dois mil visitantes estiveram no local para visitação somente em 2008.

Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas. Segundo o ufólogo Ivo Hugo Dohl, “Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.

 

2009

No dia 29 de outubro de 2009 Ipuaçu volta a ser noticia em cenário nacional com o aparecimento de mais agroglifos. Dessa vez o desenho apareceu em forma de seta também em uma plantação de trigo. A figura tinha 44 metros de comprimento, da base à ponta.

 

2010

Em novembro de 2010 círculos foram encontras em lavouras de Ipuaçu. Dessa vez não se deu muita importância. Mas moradores acreditam que a experiência é a mesma de anos anteriores.

 

2011

Novos círculos apareceram nas plantações de trigo esse ano em Ipuaçu. Oito círculos foram vistos no dia 06 de novembro de 2011 em uma propriedade há 3 km do centro da cidade. Dessa vez, alem de círculos, também apareceu um desenho em formato de fechadura e outros círculos maiores e menores ligados entre si. Os círculos têm de 1,5m até 24m.

Com todas essas visitações que não se sabe de onde vem, Ipuaçu vem se destacando internacionalmente. Várias redes de TVs, rádios, jornais e meios eletrônicos divulgaram o município como sendo a cidade escolhida pelos ETs.  

O trigo já foi colhido. As marcas desfeitas. Agora basta aguardar o próximo ano e agendar a sua visita para ver os novos agroglifos de 2012.

Fotos 2011: Ivo Hugo Dohl

Fotos 2010: Jorge