Mais uma novidade do Programa Ipuaçu SE-PA-RA: unidos por uma cidade limpa: Bolsas Verdes estão sendo entregues para toda população

Nesta semana foi iniciada a entrega de Bolsas Verdes para toda população de Ipuaçu. A bolsa irá facilitar na hora de separar e armazenar os resíduos recicláveis que vão para a reciclagem. A embalagem conta com orientações de utilização e um fitilho que possibilita manter a bolsa fechada.

🛍️Cada residência da área urbana irá receber uma bolsa das Agentes Comunitárias de Saúde e quando estiver cheia, ela será trocada por uma nova bolsa pela cooperativa dos catadores COOPERCLIM; a troca somente será feita no dia da coleta (terças e quintas-feiras a partir das 7h).

🏡Já na área rural, as famílias irão receber 10 unidades de bolsas das ACS e estas deverão ser utilizadas no período de 5 meses, sendo até 2 unidades por mês (dias de coleta no interior são divulgados até o 5º dia do mês pelas ACS e redes sociais da Prefeitura).

✅Este é mais um importante investimento feito para que a gestão de resíduos sólidos seja compartilhada e participativa.

👏🏼Ipuaçu está evoluindo dia após dia e hoje conta uma Central de resíduos equipada, profissionais da catação contratados e realizando a coleta, triagem e comercialização, 100 % do município atendido com a coleta de recicláveis, máquinas coletoras que foram entregues em todas as escolas municipais há alguns dias estimulando os alunos e a comunidade escolar a trocarem resíduos recicláveis por premiações e o próprio uniforme, etc.

🌎O resultado disso tudo já estão sendo percebidos, hoje temos 20 toneladas de resíduos recicláveis mês que anteriormente eram encaminhadas para aterro sanitário sendo coletadas, triadas e encaminhadas para a reciclagem, isso tudo é prevenção ao meio ambiente, envolvimento social, renda para os catadores de materiais recicláveis, emprego e diminuição de custos com aterro. Além é claro, de uma cidade mais limpa e organizada.