Agentes de saúde recebem certificados do “Programa Saúde com Agente”

Na última sexta-feira (22), aconteceu a formatura de 06 profissionais da Saúde no Curso Técnico do Programa “Saúde com Agente”. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria de Saúde de Ipuaçu, foi voltada aos agentes comunitários de saúde.

🌡️Agora, de acordo com as suas especificidades de atuação, os agentes, passam a ter nível técnico e serão chamados de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde, com habilidades adquiridas para realizarem atribuições diversas, entre elas: aferir pressão arterial, verificar o nível de oxigenação no sangue e os batimentos cardíacos, medição de glicemia capilar e uso correto de medicamentos.

✅Cada profissional recebeu um kit equipado com instrumentos essenciais, incluindo aparelho de pressão arterial de braço automático, oxímetro de dedo portátil, aparelho de glicemia capilar, termômetro clínico, além de mochila, colete e boné de abas largas.

O Programa Saúde com Agente busca a qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

Participaram da cerimônia de formatura além dos profissionais, autoridades, familiares e demais convidados.