Recicle Bem, Faça o Bem: Escolas municipais recebem máquinas receptoras de resíduos sólidos recicláveis

✅Recentemente as escolas municipais foram contempladas com o projeto Recicle Bem, Faça o Bem.

O projeto foi criado com o objetivo de desenvolver a sustentabilidade e educação ambiental, visando conscientizar e estimular a reciclagem através da separação correta dos resíduos sólidos recicláveis.

🚮A proposta disponibiliza uma máquina receptora de resíduos nas instituições de ensino da rede municipal e também na prefeitura municipal, unindo sustentabilidade, tecnologia e inovação.

👉🏽A ação é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Urbanismo em parceria com a Central de Resíduos Sólidos do município, incluindo os catadores de materiais recicláveis na logística da coleta e destino final adequado. Ainda, o projeto é uma continuidade do Programa Meu Resíduo Tem Valor, que iniciou no ano de 2023 nas escolas do município.

🔵Como funciona:

🔸Cada escola possui uma máquina receptora, todo aluno receberá uma tag que será cadastrada por meio de um código, o estudante terá a missão de separar, higienizar e armazenar os resíduos gerados por seus familiares e comunidade em uma ecobag (sacola que será entregue aos estudantes) e após isso levar até a escola para inserir na máquina que irá contabilizar os resíduos descartados e isso será revertido em uniformes e demais prêmios aos participantes.

🔸O programa conta ainda com um aplicativo em que cada aluno poderá consultar a sua pontuação, provocando e motivando os mesmos a uma “competição saudável “.

🔸Nos próximos dias, as escolas passarão por capacitação para o manuseio das máquinas e seu funcionamento. Em breve os alunos já poderão estar levando os materiais recicláveis aceitos, depositar na máquina, somar pontos e trocar por prêmios.

👖👕Outro destaque importante sobre o projeto é que os uniformes escolares deste ano, que inclusive virão com itens a mais, serão confeccionados também com plásticos reciclados.

👏🏼✅Com o Recicle Bem, os alunos ganham uniformes sustentáveis, o município ganha cidadãos mais responsáveis e conscientes e teremos menos desperdício de recursos naturais. Este projeto vem de encontro com a meta de tornar Ipuaçu uma cidade mais limpa e sustentável, envolvendo toda a comunidade nesse processo.