Secretaria Municipal de Saúde divulga relatório dos investimentos e atendimentos no ano de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipuaçu, divulgou um relatório dos atendimentos e investimentos da pasta durante o ano de 2022. Os dados foram contabilizados até o dia 7 deste mês de dezembro, o que somou um investimento total de R$8.829.732,23 em saúde pública.

Dentre os principais investimentos podemos destacar a aquisição de medicamentos onde foram investidos R$1.106.194,61. A farmácia conta com 728 itens de medicamentos.  Mais de 39 mil exames laboratoriais realizados, somando investimento de aproximadamente 40 mil reais. Em Cis-Amosc o valor investido é de 840 mil reias.

Entre exames de ultrassonografia, material odontológico, material hospitalar e próteses dentárias, a Secretaria de Saúde investiu valor aproximado de 600 mil reais. Pode-se destacar ainda a reforma e ampliação da UBS Pinhalzinho e a aquisição de dois veículos novos para complementar a frota de veículos.

Na produção ambulatorial somente em consultas médicas incluindo clínicos gerais, puericultura, ginecologista, ortopedista e cardiologista, foram 15 mil 972 consultas até o dia 7 de dezembro.

Em procedimentos de enfermagem que incluem curativos, aferição PA, glicemia capilar, teste rápidos, coleta de preventivo, etc., foram mais de 82 mil atendimentos.

Os procedimentos odontológicos como extração, limpeza, curativo e obturações, foram mais de 22 mil atendimentos. Mais de 5 mil consultas foram realizadas pela nutricionista, psicóloga e fisioterapeutas .As visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde chegaram a 52 mil 605. Ainda, 251 pessoas receberam próteses dentárias.

A secretaria realizou também neste ano várias cirurgias eletivas em ortopedia, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgias gerais, de alta complexidade e mutirões de cirurgias.

O setor de frotas realizou o transporte de mais de 6 mil pessoas neste ano, somando 1. 158 viagens para vários destinos e um total de 260.597 km rodados. Os investimentos neste setor incluem também a manutenção dos veículos.

Outros itens que somam no valor total investido são a manutenção geral da estrutura física das quatro UBSs do município, campanhas preventivas, combustível, aquisição de equipamentos médicos ambulatoriais, mobiliários e de informática para renovação e ampliação dos serviços, mensalidade de sistemas, passagens para pacientes, materiais hospitalares, odontológicos, de limpeza, alimentação entre outros.

Ainda, em recursos captados foram recebidas emendas de 400 mil reais para o PAB- utilizado para custeio de gastos com manutenção da SMS. E 100 mil MAC- utilizado para custeio de exames laboratoriais.