Agosto Lilás: Campanha de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Diversas ações estão sendo programadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos CRAS pela passagem do “Agosto Lilás”, campanha criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, e que está completando 16 anos. 

Nesta segunda-feira (08), a equipe da Assistência realizou uma panfletagem no centro da cidade. O propósito da mobilização, assim como da campanha “Agosto Lilás”, é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

A campanha continua durante todo o mês de agosto com ações de conscientização e divulgação dos canais de denúncia. No dia 24 acontecerá um grande evento em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e comerciantes locais que estarão realizando o primeiro DIA D: DELAS E POR ELAS. O evento tem como um de seus objetivos, possibilitar vivências diferentes aos participantes, bem como, construir uma nova visão de solidariedade ao próximo e oportunizar um espaço de reflexão e lazer aos participantes. 

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O “Ligue 180”, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.