Profissionais de Ipuaçu participam de Capacitação sobre a lei da Escuta Especializada

Profissionais da assistência social, saúde, educação, Polo Base, Apae e Conselho Tutelar, participaram nesta terça (21) e quarta-feira (22), de uma Capacitação para atendimentos da Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. 

A ação, realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), teve como objetivo capacitar os profissionais responsáveis por realizar o procedimento de Escuta Especializada.

De acordo com a Lei 13.431, de 4 de abril de 2017, a escuta especializada é definida como um procedimento realizado pelos órgãos da rede de proteção, com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima em suas demandas, na perspectiva de superação das consequências da violação sofrida, inclusive no âmbito familiar.

Neste sentido, os profissionais foram orientados a como realizar o acolhimento do relato e os cuidados necessários que devem ser seguidos durante o processo de entrevista.

A capacitação foi proferida pela psicóloga e policial civil Francieli Benjamini, a qual é especialista em avaliação psicológica, com experiência em intervenções grupais, palestras e capacitações relacionadas à temática da violência, e especialista em entrevista investigativa com crianças e adolescentes vítimas de violência.

É importante destacar que cada um pode fazer sua parte para combater todo tipo de violência e abuso contra a criança e adolescente. Através do Disque 100 você pode fazer denúncias anônimas.