SAÚDE: Ipuaçu é destaque nacional no Previne Brasil

Com a divulgação das notas dos indicadores do Previne Brasil referentes ao 3º quadrimestre de 2022, que ocorreu hoje, Ipuaçu ficou em 1° lugar das regiões AMAI e AMNOROESTE de Santa Catarina, sendo 2° colocado no Estado de Santa Catarina e 14° colocado no Brasil.

O Previne Brasil é o modelo atual de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de critérios para que os municípios garantam o recebimento de recursos federais.

Neste momento estão sendo avaliados 7 indicadores de saúde, onde cada município recebe uma nota por seu desempenho em cada indicador, a cada quatro meses.

E, portanto, foi o desempenho excepcional de Ipuaçu nestes 7 indicadores que lhe garantiu nota máxima, e assim, tais colocações.

Importante ressaltar que, este resultado impacta diretamente nos valores de recursos financeiros recebidos do governo federal, visto que, cada município recebe repasses proporcionais às suas notas, então, quanto maior a nota, maior o montante financeiro. E como a nota de Ipuaçu é 10, o município irá receber o valor máximo de recursos previstos.

Além disso, conforme destaca a Secretária de Saúde Raqueli Biasotto, “esse resultado se deve diretamente à dedicação e ao empenho da nossa equipe de saúde, que não mede esforços para atender com excelência a nossa comunidade. Esse resultado deixa claro que quando se faz saúde de qualidade, o destaque é apenas uma consequência.”